terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Maturidade

Maturidade é aquela coisa que os pais dizem aos filhos para terem, aquela coisa que alguns adultos não tem e certas crianças á possuem.
Não vende no mercado; nem no livre, nem no negro...
Não é diretamente mensurável. Se fosse, os franceses do SI já teriam inventado alguma unidade que definisse isso direto...
E, também, não é algo que, à primeira vista, pareça desejável.

Maturidade tem como pré-requisito a responsabilidade.
Mas, você pode ser responsável sem ser maduro.
Você pode agir de maneira errada em diversas situações, e, ainda assim, cumprir sua palavra.

Maturidade também exige controle próprio.
É preciso maturidade para saber que não se pode fazer aquilo que você quer na hora/local/circunstância que vocẽ quer. A sociedade exige essas coisas para funcionar direito.

Maturidade exige, além disso, conhecimento.
Ao final das contas, como se pode tomar uma decisão segura, se não conhecemos toda a extensão das consequências dos nossos atos?
Logo, conhecer tais variáveis aumenta o nível de maturidade.

Um cidadão comum provavelmente argumentaria que 'um nivel mediano de maturidade resolveria a grande maioria das situações cotidianas', ou que 'maturidade em excesso tiraria a graça da vida/das coisas/etc.'.

A nível humano, aparentemente, ele está certo nestas afirmações.

Mas então, por quê buscar mais maturidade?
Qual a 'grande vantagem' que ela oferece? Ou, o quê justifica esse superior controle pessoal?


Deixando de lado minhas crenças pessoais e partindo para uma abordagem mais prática da coisa, vemos que mais maturidade, de uma maneira geral, nos ajuda a assumir posições de mais responsabilidade em nossas vidas.
Se você tivesse um negócio e quisesse colocar um gerente para supervisionar a coisa por você, escolheria alguém que "não leva desaforo pra casa" ou alguém que absorve os atritos e resolve as questões?

De igual modo, alguém mais maduro seria, potencialmente, um melhor amigo.
Quando você se irritasse, ele não se ofenderia, quando estivesse mal, ele saberia se seria melhor lhe consolar com palavras ou meramente com silêncio, entre outras coisas.

Pessoas maduras são mais.
Elas tem empatia.
Tem bons conselhos.
São bons exemplos.

Pessoas maduras são quelas que chegaram à conclusão de que não existe auto-suficiência.
A conclusão é que 'a minha prosperidade está atrelada à prosperidade do meu derredor'.

Não se pode ser feliz sozinho.

Às vezes eu me sinto sozinho, mas unicamente porque ainda não percebi (ou seria melhor dizer que não quero perceber) que a maturidade é uma coisa 100% positiva.

E é só.

2 comentários:

  1. Com certeza, a maturidade está intimamente ligada ao conhecimento. Agora, o que fazemos quando temos conhecimento está relacionado à nosas escolhas. Explico: uma "criança" aprende que pular 15 degraus de uma escada pode quebar o tornozelo mas, o adulto ele se joga de uma estrutura qualquer (prédio, ponte, cachoeira, etc)com mais de 30m de altura, amarrado por uma corda nos pés, só para curtir a emoção. É um risco (escolha) calculado!

    ResponderExcluir