terça-feira, 1 de março de 2011

Aço é muito denso!

Uma coisa é desenhar no computador e imaginar a coisa mais ou menos assim:


Pega uma régua e olha com muita introversão, virando-a para os lados em movimentos lentos. Imagina um "L" de lados iguais, com lado de um e um quarto de polegada. Você não sabe quanto é uma polegada! Vá no WolframAlpha e descobre que são 25,4mm... Pensa nos 25,4mm, olha seu dedão, olha a régua, e mede o dedo... Gasta quase dez minutos tentando encaixar 25,4mm entre a ponta do polegar e o risquinho logo atrás! Olha no relógio e descobre que perdeu os dez minutos e volta à introversão, pra decidir as dimensões do tal "L".


Depois de muita filosofia e pouca conta, você chega na conclusão de que um "L" de 1.1/4" de lado e 1/4" de espessura seria suficiente para o robô. Manda os resultados para o grupo de emails e espera a aprovação de todos.


>>FastFoward>>


Depois de tudo, vocês descobrem que não vai ter massa suficiente e o projeto não vai ser viável se não se reduzir a espessura pela METADE!


Ignora os riscos de dar tudo errado e lembra que o importante é deixar o robô pronto!


Vai no ferro-velho da cidade e encontra o perfil laminado (é o nome chique do tal do "L") que você precisa, mas compra aço pra fazer as peças de um outro projeto.




-Mas o quê isso tem a ver com o título do post??
-Ah! O post!
-Então, quando eu vi aquela metade de barra circular lá no chão eu nem tive dúvidas... Peguei ela, medi, vi que dava pra usinar oito mancaizinhos nela e comprei o aço pro sumô!
-...
-Que foi?
-Ainda não tem a ver com densidade do aço!
-Uh...
-É.
-Então, quando eu tentei levantar o tal pedaço de aço, ele me desequilibrou, e acabei por pensar no meu centro de gravidade.
-Como assim?
-Então, eu tenho uns 60Kg.
-Ok.
-E embora o pedaço tivesse um volume próximo de o de um pote de sorvete, ele pesava quase 20Kg.


D(aço) = 7,9 g/cm³

Nenhum comentário:

Postar um comentário